Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Construindo caminhos para o professor da Educação Infantil : a afetividade na relação professor - aluno
Autor(es): Maria Angela Campos Rainha
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Era uma vez... uma criança... uma aluna... uma professora... Pretendo através deste memorial, relatar um pouco da minha história, das minhas experiências escolares como aluna e como professora, destacando a relação entre a afetividade e a aprendizagem, bem como a influência destes em minha vida pessoal e profissional. É com enorme prazer que resgato minhas memórias de infância, pois elas trazem-me recordações felizes e fazem me lembrar de pessoas que fizeram parte da minha história. Apesar de terem sido socialmente compartilhados, os acontecimentos serão narrados de acordo com a minha visão e experiência de vida. Para tanto, faz-se necessário situar o momento em que estes ocorrem, pois os tempos definem a maneira como vemos um determinado fato. Inicio o trabalho dando destaque à minha família, pois ela sempre foi meu “porto seguro”. Depois viajo pelo tempo, fazendo uma trajetória da minha formação escolar e profissional, estabelecendo relações com os assuntos estudados durante o curso de pedagogia. Minha vida escolar é, como de tantas pessoas, repleta de histórias e lembranças. Procuro destacar aquelas que foram mais significativas na construção da minha identidade pessoal e profissional, e que, ao longo do curso levaram-me a refletir sobre minha postura profissional. Vivenciei práticas pedagógicas antagônicas que me proponho relatar e discutir de acordo com as leituras e reflexões realizadas durante as aulas em diversas disciplinas. Destaco a importância dada pelo curso do PROESF à visão política embutida na educação, e como a formação dos professores influencia sua atuação como educador e transformador da sociedade. Relato minha experiência na educação pré-escolar, defendendo o trabalho da educação infantil e propondo uma reflexão sobre seu tempo, seu espaço, sua história e sua cultura; a infância e os aspectos relevantes no trabalho lúdico. Destacando a importância da afetividade na relação que se estabelece entre professor e aluno durante o processo de construção de conhecimento, finalizo este trabalho relatando minhas angústias e expectativas com relação à minha profissão.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20841
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma H
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 27-04-2007 10:05
Visitas: 1592
Downloads: 12509

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Rainha_MariaAngelaCampos_TCC.pdfDocumento PDF928 Kb(950080 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download