Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Estímulos que se entrelaçam para boa aprendizagem : afetividade, roda de leitura e brincadeiras
Autor(es):

Maria Estela da Costa Vieira
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Exerço a profissão de educadora desde o ano de 1992. Neste momento (ano letivo de 2006), atuo (simultaneamente) em duas escolas da Rede Municipal de Sumaré de Educação Infantil – trabalho com crianças de 4 e 6 anos, nos níveis: Jardim I e Pré-escola. Logo de início, descreverei e justificarei o tema que escolhi para desenvolver em meu Memorial de Formação: sempre pensei que “a afetividade é a base para tudo na vida do ser humano”, resolvi juntá-lo a outros dois: Roda de Leitura e Brincadeiras – que, unidos, se entrelaçam, principalmente quando o nível de ensino a que nos referimos é a Educação Infantil. Para tanto, posso dizer que, mesmo vivenciando esses aspectos diariamente (afinal, estes fazem parte de minha prática pedagógica diária, da minha rotina de trabalho e de vida) – senti muitas dificuldades e achei muito difícil organizar as informações para discorrer sobre esse memorial. Neste Memorial de Formação, deixo transparecer a importância desse tema em minha vida e na vida dos “meus pequeninos” – cujas personalidades, caracteres e atitudes – ainda em formação, precisam de mim, ou seja, da “professora do pré” (cuja lembrança espero ser prazerosa), da minha intervenção: dos meus “exemplos” e “conhecimentos” (não só daqueles aceitos como “conhecimentos formais”, como também, daqueles “conhecimentos não formais”, que são frutos da minha experiência de vida), que os ajudarão futuramente na busca de uma vida saudável e bem-sucedida em nossa sociedade. Gostaria que, cada leitor ou leitora deste memorial, ao lê-lo, possa internalizar (independente de serem ou não professores) a necessidade da realização de um trabalho de compromisso e responsabilidade na educação, pois o mesmo trata da construção de vidas. Escrever um memorial não foi uma tarefa muito fácil: tive que selecionar minhas memórias e, a partir delas e da base teórica fornecida no decorrer do curso PROESF, limitar o foco do meu memorial aos três aspectos citados acima (a afetividade, a roda de Leitura e as brincadeiras) em meu trabalho diário (como educadora infantil).
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20807
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma G
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 26-04-2007 13:56
Visitas: 1232
Downloads: 4301

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Vieira_MariaEsteladaCosta_TCC.pdfDocumento PDF125 Kb(128051 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download