Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A leitura e a escrita como fatores significativos
Autor(es):

Daniela Ferreira de Albuquerque Rocco.
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
O ato de refletir sobre a vida é um exercício sempre desafiador, ainda mais se esta apresentar uma trajetória marcada pelo processo de aprendizagem, como verão a seguir. Contudo, o curso de pedagogia agiu como grande facilitador para que esse momento acontecesse de forma reflexiva, contribuindo na formulação de novos conhecimentos. Pelo fato de sermos mediados com a base teórica e a reflexão, essa graduação agiu como agente transformador, fazendo com que na prática optasse por escolhas certas e que fossem produtivas, pois muitas vezes não tendo essa fundamentação, as escolhas podem ser desastrosas, se tratando da educação. Através dessas memórias e vivências recentes, procurei mostrar a importância de uma aprendizagem significativa que abrange a leitura e a escrita, refletindo sobre ambas nos momentos que foram vistas como uma técnica de aprendizagem e não como um conceito de habilidades e competências de uso destas nas práticas sociais. O que se pretende é mostrar que há possibilidade de propiciar a leitura e a escrita de forma prazerosa, significativa, mostrando através da reflexão as conseqüências que poderão ocorrer caso haja ausência de sentido nesse processo de aprendizagem. A escolha desse tema ocorreu pela presença sempre marcante em minha formação pessoal e profissional, acreditando que o acesso ao mundo da leitura e da escrita é muito mais que apenas aprender a ler e a escrever, é um processo de inclusão social, cultural e política, através da aprendizagem significativa.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20791
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma G
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 26-04-2007 13:27
Visitas: 1130
Downloads: 4091

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Rocco_DanielaFerreiradeAlbuquerque_TCC.pdfDocumento PDF745 Kb(762618 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download