Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: As experiências e suas contribuições para a formação do profissional da educação infantil
Autor(es):

Jacqueline Coelho Prates
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
O presente trabalho trata da questão relacionada ao profissional de Educação Infantil, especificamente os que atuam em creches, a importância da experiência formação relacionada às minhas memórias pessoais e à prática pedagógica desenvolvida por mim e a importância que o curso do PROESF – RMC1, para o meu crescimento e “amadurecimento” intelectual e político, visto que aprendi a ser mais paciente na esperança de melhoria para a categoria a que pertenço e que ainda é denominada de Monitores, apesar do desempenho de trabalho igual ou maior que a de um Professor. Inicio enfatizando algumas etapas de minha infância co-relacionada a uma breve retrospectiva histórica da Educação Infantil, a qual engloba as concepções de infância e as instituições desse período. Procuro discutir a relevância do afeto e encorajamento como fator preponderante para que os sonhos sejam concretizados, não importando o tempo (dito “perdido”) por determinada parcela da sociedade. A seguir,abordarei como foram implantadas as exigências legislativas referentes à formação do profissional de Educação Infantil. O estudo compreende uma breve retrospectiva acerca da Educação Infantil, desde a Idade Média até a atualidade, buscando esclarecer suas origens, funções e o papel dos educadores, juntamente com as políticas educacionais das respectivas épocas abordadas. Para fundamentar meu relato e concepções, pesquisei, li e refleti à luz das idéias e conceitos de: Phillipe Ariès (1981), Paulo Freire (1996), Adriana Aparecida Barbosa (1999), Sonia Kramer e Moysés Kuhlmann Jr. (1999), Magda Sarat Oliveira (1999/2002), Ana Lúcia G. Faria (2003), Paulo Araújo (2004) e outros autores cujos pensamentos e abordagens estiveram afins aos meus relatos de memória. Também foram importantes fontes de pesquisas: a LDBEN, o ECA e os RCNEIs, dentre outras publicações oficiais federais ligadas à Educação Infantil. Está feito o meu convite, apreciem e “saboreiem” como eu o fiz, afinal, agora, minha vida é realmente “um livro aberto”. Então, sejam bem-vindos a esse resgate de memórias de vivências e formação.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20787
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma G
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 26-04-2007 13:20
Visitas: 893
Downloads: 3242

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Prates_JacquelineCoelho_TCC.pdfDocumento PDF848 Kb(868073 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download