Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A afetividade como fato positivo para a aprendizagem
Autor(es): Maria Celeste Fraccaro Marques
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Através deste memorial, pretendo reviver, rever, apresentar, relatar minha formação, o (s) caminho (s) que percorri para chegar até aqui e ter a oportunidade de revelar momentos de minha vida, pensamentos e sentimentos nem sempre claros, mas que ao longo de minha formação foram fundamentais para meus posteriores entendimentos e ações na/sobre a profissão de educadora. Aqui estarão expostos comportamentos, conceitos construídos em diferentes épocas, com contextos diversos e adversos que, direta ou indiretamente influenciaram minha vida, prática e outras vidas e que, me possibilitaram muita reflexão, auto-avaliação para e na construção/compreensão/interação social que a profissão de educadora exige. Optei por iniciar o relato a partir do processo da minha alfabetização relacionando-o com o atual e a maneira como o compreendo, dissertarei também sobre o trabalhar na Educação Infantil, mesmo antes de pensar em atuar em tal área como professora. Abordarei a visão da educação assistencialista, por ainda ser, infelizmente uma realidade que fez e faz parte de minha trajetória profissional, algo muito difícil de desvincular do processo de escolarização. A reflexão sobre esse fato será norteada pelo histórico da Educação Infantil. Serão relatadas minha infância e família, as lembranças nem sempre amenas sobre o processo de alfabetização contrastado com as concepções de vários autores: Paulo Freire, Henry Wallon, Tran-Thong, Ligia Regina Klein, Fanny Abramovich, Sergio Antonio da Silva Leite, Elvira Cristina Martins Tassoni e outros que tenham concepções afins com o tema, mas principalmente, Henry Wallon, autor que norteará toda a minha exposição e com toda a certeza, minha prática pedagógica. Portanto, convido-o (s), caro (s) leitor (es) a imergirem comigo neste resgate.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20780
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma G
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 26-04-2007 13:07
Visitas: 3148
Downloads: 8649

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Marques_MariaCelesteFraccaro_TCC.pdfDocumento PDF102 Kb(103991 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download