Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A afetividade e o lúdico como elementos essenciais do desenvolvimento infantil
Autor(es):

Márcia Helena Sabino Barbosa
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Ao escolher o tema para esse trabalho foi grande a minha inquietação, a única certeza que tinha, era que queria falar sobre Educação Infantil. Inicialmente, pensei em falar sobre o histórico da Educação Infantil, porém ainda não era bem isso que queria, mas ao refletir sobre algumas experiências profissionais, encontrei o meu eixo das minhas memórias Escolhi, então, falar sobre minha trajetória dentro da Educação Infantil. Para relatar meu processo de descobertas durante essa minha trajetória conto com todo o conhecimento adquirido através do PROESF e utilizo-me de dois eixos: a afetividade e o lúdico. Inicio, o relatando como foi as minhas primeiras experiências profissionais, incluindo os meus encantos, desencantos e descobertas dentro da Educação Infantil. Durante todo esse processo se da minha entrada no PROESF, aquisição de teorias ainda desconhecidas por mim e, assim, um profundo conhecimento sobre a afetividade. A afetividade foi o tema que gerou o primeiro capitulo desse trabalho. Ela aparece relacionada, em um primeiro momento, a minha infância, mas especificamente as recordações da minha escolaridade. Entre essas recordações cito duas professoras que foram exemplos de relacionamentos afetivos. O tema, também, aparece embasado teoricamente por Piaget, Wallon e Vygotsky, os quais acreditam que a afetividade e cognição são inseparáveis. Durante a fundamentação teórica desse primeiro capitulo, o relaciono com minha pratica, vivencias e a mudança de olhar que todo esse processo causuo-me. Também, suscito as implicações do tema para o desenvolvimento infantil, e consequentemente a descoberta de que o afeto e a brincadeira relacionam-se entre si, possibilitando a criança desenvolver-se emocionalmente. Levando em conta a importância da brincadeira, ou seja, do lúdico para o desenvolvimento infantil, desenvolvi o segundo capitulo, partindo de alguns pontos históricos do surgimento do lúdico infantil seguido de algumas contribuições teóricas que definem a importância do brincar para a criança, e minha experiência com o lúdico na sala de aula.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20751
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma F
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 26-04-2007 11:07
Visitas: 3354
Downloads: 10422

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Barbosa_MarciaHelenaSabino_TCC.pdfDocumento PDF716 Kb(733024 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download