Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Disciplinas, temáticas ou projetos? : uma escolha política
Autor(es):

Soraia de Fátima Bueno Pettan
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Durante meu percurso como professora, sempre acreditei que o professor poderia de algum modo contribuir para promover entre os alunos o descontentamento, e a busca por uma nova ordem social. No entanto sentia-me engessada pela burocracia da escola, que continua conteudista e desconectada da realidade. Com o avanço dos estudos na faculdade percebi que existe um caminho por onde trilhar. Este caminho foi aberto pelo próprio governo através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde incorporaram os Temas Transversais como conteúdo a ser desenvolvido com os alunos de primeira a quarta série, admitindo desta forma a importância de se debater nas escolas os problemas de urgência social diretamente ligado à vida dos alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) não podem ser incorporados as aulas como mais um conteúdo a inchar o programa, eles devem agir como eixo norteador, e as disciplinas tradicionais como ferramentas para alcançar a compreensão deste novo conteúdo. Foram implementados pelas políticas públicas educacionais brasileira, entre os anos de 1997 e 1999, inspirado no modelo educacional espanhol. Seu objetivo é o de fixar diretrizes curriculares a serem seguidas por todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio do país, o documento além de propor a revisão dos currículos escolares, sugere que os anos escolares sejam organizados em ciclos. É composto por um documento de introdução, que justifica e fundamenta as opções feitas na elaboração deste documento, seis documentos referentes às áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física. E mais três volumes referentes aos temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual, Meio Ambiente e Saúde. Os “Temas Transversais” dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma “transversal”, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas. Uma proposta que alcança bons resultados na abordagem dos Parâmetros é a levantada pelo professor Dr. Ulisses (Araújo, 2003), em sua obra ele propõe que os Temas Transversais sejam trabalhados por meio de projetos, com questões elaboradas pelos próprios alunos. Neste trabalho pretendo analisar meu crescimento pessoal, minha busca pela qualificação profissional, e a conquista de uma nova metodologia de ensino: os projetos, que devem ser norteados pelos Temas Transversais.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20720
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 25-04-2007 13:55
Visitas: 1026
Downloads: 2237

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Pettan_SoraiadeFatimaBueno_TCC.pdfDocumento PDF870 Kb(890827 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download