Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Afetividade num contexto social
Autor(es):

Sandra Regina Guirão Lopes Pereira
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Só tão recentemente, alguns educadores vêm enfatizando a necessidade de professores refletirem sobre suas histórias pessoais, de maneira a reconhecer, nas trajetórias individuais sua configuração profissional. Ou seja, pretende-se que o professor, ao resgatar suas ações, suas posturas, suas opções, seus conflitos vividos ao longo de sua história, possa ter acesso ao processo que o fez hoje tornar-se quem é, considerando aspectos profissionais e pessoas que se fundem e se confundem. Porém, constata-se que a lógica da cultura ainda permanece um imperativo nas pesquisas e estudos realizados. Nelas, as questões de subjetividade ainda se mostram bastante distantes de um maior aprofundamento. Mas, no entanto, é preciso interrogar as práticas sociais, os discursos e as representações que tem sido tomadas como verdades muitas das vezes obsoletas, e assim dar voz ao próprio sujeito. Faz-se assim necessário, investigar e pesquisar professores como sujeito e priorizar uma análise que extrapole o viés sócio-cultural procurando no discurso e nas ações cotidianas desses sujeitos respostas para as suas escolhas, definições e posturas pedagógicas. Interesses, alegrias, e às vezes, emoções tão grandes que nem podem ser contadas. Uma batalha por dia, um desafio constante, em que cada vitória faz renascer a esperança e a vontade de continuar. As condições podem variar, mas professor é professor, vive cada minuto do seu dia em classe e gosta muito do que faz seja aqui ou em qualquer lugar do mundo. O ofício de ser professor, ou até mesmo pedagogo pode ser encontrado, ou até mesmo vai se encontrando em um lugar social na constatação de que aprendemos a ser humanos em uma trama complexa de relacionamentos e sentimentos com outros seres humanos. E esse aprendizado só aconteceu em uma matriz sócio-cultural, no convívio com determinações simbólicas, rituais, celebrações, gestos. No aprendizado da cultura. Daí que a escola é um processo programado de ensino-aprendizagem e de relações, não apenas por que cada professor esperado cumprirá seus conteúdos, mas porque é um tempo-espaço programado de encontro de gerações.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20719
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 25-04-2007 13:53
Visitas: 1173
Downloads: 3967

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Pereira_SandraReginaGuiraoLopes_TCC.pdfDocumento PDF164 Kb(167531 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download