Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Repensando a educação infantil através de teorias aliadas à prática
Autor(es):

Daniela Cristina Diehl de Oliveira
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Este memorial tem como objetivo, apresentar um pouco da minha trajetória pessoal, escolar e profissional, enfatizando a importância da afetividade em todos os momentos em que vivi. Abordarei com maior ênfase a Educação Infantil, que afinal, é o eixo norteador desse trabalho. Minhas discussões serão acerca de como ela é instituída pelas leis educacionais, sobre suas transformações desde que eu era criança (minha visão como aluna de Educação Infantil), como ela se dá na realidade prática (minha visão como funcionária de uma instituição pública) e, finalmente, sobre a minha esperança como educadora de creche, de que um dia ela cumpra ao menos a metade da proposta idealizada pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. No desenvolvimento do trabalho, abordarei minhas impressões sobre as aulas, professores e o reflexo de todo o conhecimento adquirido na faculdade na minha docência. É possível que eu tenha cometido equívocos sobre algumas impressões, pedindo desculpas por supostos enganos. Porém, o que nos faz sentido e que carregamos para sempre como bagagem ou repertório teórico é aquilo que nos “marca”, quer seja positiva, quer seja negativamente. Meus critérios de escrita, sempre são a honestidade e veracidade, mesmo que isso me custe prejuízos, que de antemão já os calculo. Na verdade, o que expresso é o que muitos pensam, sentem, percebem, mas não têm coragem de levantar a voz.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20717
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 25-04-2007 13:49
Visitas: 882
Downloads: 2115

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Oliveira_DanielaCristinaDiehlde_TCC.pdfDocumento PDF1010 Kb(1034318 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download