Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: PROESF : avaliação, diferentes formas de direcionar o olhar
Autor(es):

Adriana Libardi Martins de Mattos
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo resgatar as memórias que influenciaram minha formação pessoal e profissional, pois acredito que a segunda é conseqüência da primeira. Procuro resgatar não somente fatos isolados, mas contextualizá-los a fim de possibilitar uma melhor compreensão dos mesmos, destacando as pessoas que deles participam. Inicio resgatando fatos relacionados a minha infância.Em seguida discorro sobre minha trajetória profissional respeitando a ordem cronológica dos acontecimentos e destacando aqueles que foram mais significativos na construção da minha identidade profissional. O mesmo procuro fazer quanto a minha vida acadêmica, pois ambas caminharam paralelamente. Dedico-me a escrever sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso Proesf, evidenciando os que me levaram a refletir sobre minha formação, postura profissional, ideologias, enfim sobre minha visão de mundo. O interesse em pesquisar o tema AVALIAÇÃO, surgiu a partir da necessidade de se entender as relações pedagógicas autoritárias do passado, responsáveis pela grande massa de excluídos com a qual convivemos durante anos, nas quais o saber era partilhado por poucos e o fracasso prevalecia através dos altos índices de evasão e repetência. Nos dias de hoje, acho muito triste um aluno ser avaliado por notas. Acredito que as crianças estão muito mais aptas do que imaginamos. Ao atribuirmos uma nota, estamos rotulando o aluno como bom ou ruim. Não é fácil avaliar. Existem muitos parâmetros a se analisar, além dos resultados de uma prova. O dia-a-dia dos alunos e professores são etapas fundamentais que devem ser muito bem analisadas para o processo de ensino-aprendizagem e sua avaliação. Como educadora, percebo uma grande preocupação com a avaliação do aluno, quando na verdade somos avaliados a todo momento em diversas situações. No memorial abordo a importância e a necessidade de avaliar corretamente os alunos e questiono o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas classificá-lo.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20714
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 25-04-2007 13:43
Visitas: 743
Downloads: 1784

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Mattos_AdrianaLibardiMartinsde_TCC.pdfDocumento PDF160 Kb(163444 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download