Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Um novo olhar através da educação
Autor(es): Ana Cristina de Marinis Nogueira de Camargo
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Venho, através deste, contar um pouco sobre a minha trajetória de vida pessoal e profissional e meu desenvolvimento acadêmico dentro do curso de Pedagogia do PROESF( PROGRAMA ESPECIAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS). De início, apresento os acontecimentos ocorridos na minha infância, minha família, meus amiguinhos, a entrada para a escola de educação infantil, o descaso por frequentar a escola, até a chegada ao segundo grau. No transcorrer do memorial, no capítulo “Meu Ingresso no Ensino”, narro minha entrada para o magistério, as dificuldades da vida que tive, como foi meu ingresso na educação infantil, o início da minha prática pedagógica. Descrevo como foi meu processo de entrada na faculdade de Pedagogia, tanto na Fam (Faculdade de Americana) como no PROESF, e comento como foi difícil deixar a família, optar pelos estudos e ir para a faculdade, principalmente sendo esta em outra cidade. Com o tópico “Um Novo Olhar”, e o sub- título “Contribuições Significativas para a minha Prática”, relato as mudanças na visão da concepção de criança e educação que passei a ter após o ingresso no curso de pedagogia do Proesf e os benefícios que obtive na vida pessoal e profissional, melhorando como professora/educadora e tendo um resultado melhor de meus alunos como seres únicos. No capítulo “Meu encontro com Weber”, fico feliz pela oportunidade de entender melhor os 3 tipos de dominação existentes e relacioná-los com a esfera escolar (principalmente a relação professor/direção) na qual tive experiências nada agradáveis com uma diretora que não exercia conscientemente seu papel funcional, abusando de seu poder. Na relação professor/direção, deveria haver uma consciência melhor, harmoniosa, de respeito, afinal o professor também é capacitado para seu trabalho. Em “Considerações finais” faço uma análise dos conhecimentos adquiridos através do PROESF e os resultados obtidos através dele, tanto na minhas prática pedagógica, como na minha vida pessoal, que me possibilitaram um novo olhar através da Educação.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20700
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 25-04-2007 10:34
Visitas: 1091
Downloads: 2720

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Camargo_AnaCristinadeMarinisNogueirade_TCC.pdfDocumento PDF81 Kb(83282 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download