Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Repensando o fracasso escolar na alfabetização
Autor(es): Elaine Faria de Avellar
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
A realização deste trabalho tem a finalidade principal de atendimento de avaliação no curso de Pedagogia (PROESF), mostrando um relato da trajetória de minha formação educacional até a presente data, procurando estabelecer relações da prática pedagógica vivida em sala de aula e as teorias conhecidas no curso de Pedagogia. Para realizá-lo da melhor maneira possível, parti das lembranças de situações vividas nas condições sociais e familiares, minha formação educacional inicial, a formação no magistério, avançando para a entrada na universidade. Procuro analisar minha prática pedagógica, cujo contexto despertou e proporcionou condições de uma reflexão sobre a formação global de uma professora, levando em conta, principalmente, as relações afetivas que julgo serem essenciais nesse contexto. Quanto à reflexão de um tema relevante, manifestado durante o transcorrer da formação, escolhi o Fracasso Escolar na Alfabetização, e as conseqüências que isto tem trazido para a prática diária junto com as crianças na escola. Importante também, que esta reflexão possa influenciar positivamente nas atuações como membro da realidade escolar. Com esta oportunidade de escrever um memorial, representando uma forma escrita de se registrar as memórias, procura-se relatar fatos e acontecimentos importantes da vida desta professora. É verdadeiramente uma marca que serve para lembrar coisas, partes essenciais, acontecimentos passados que assumiram matizes, e assim, estou me desdobra-me sobre a minha própria vida. Ao recordar, passamos a refletir sobre como compreendemos nossa própria história e a dos que nos cercam. Vamos nos inscrevendo numa história que não está mais distante e, sim, impregnada das memórias que nos tomam e da qual muitos outros fazem parte. Possivelmente, será apenas uma parte que pretende que se saiba e que deve ser lembrada. Não é uma biografia/autobiografia, pois não há compromisso em historiar toda a vida. É um texto que relata fatos memoráveis, importantes para estes professores, que fizeram parte de minha vida. São marcas, são sinais, um registro do que considero essencial para mim mesma, e retrata a minha passagem pela formação profissional. Acho importante dizer que se passa numa condição de me encontrar participando de um curso de Formação Profissional de Magistério. Mais uma vez, portanto, tem muito a ver com as condições, situações e contingências que me envolvem atualmente. Nessa ação um pouco confessional, apresento emoções, sentimentos inscritos na memória, e aproveito para refletir e discorrer sobre um tema que acho relevante em minha profissão, ou seja, O Fracasso Escolar na Alfabetização.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20695
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 25-04-2007 10:21
Visitas: 1169
Downloads: 4146

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Avellar_ElaineFariade_TCC.pdfDocumento PDF477 Kb(488869 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download