Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Os caminhos de minha formação
Autor(es): Carla Renata Giudice Abraão
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
A minha vida profissional, com base apenas no magistério era meio incompleta, e assim, encontrava dificuldades para defender minhas idéias, acabando por aceitar as dos outros, sem muito questionar, pois não tinha argumentos para isso. Sentia a necessidade de me aprimorar em minha prática pedagógica, e nas relações com as quais sou obrigada a conviver, pois em reuniões de H.T.P.C (horário de trabalho pedagógico coletivo), eram citados vários autores e suas concepções, eu ficava sempre perdida, não conseguia entender. Não tive oportunidade de cursar uma faculdade por motivos financeiros, depois me casei, tive meus filhos e então tudo ficou mais difícil. Com o PROESF (Programa Especial de Formação para professores em exercício nos municípios da região metropolitana de Campinas), vi a oportunidade ideal para realizar o meu sonho, embora consciente que não seria uma trajetória fácil, pois teria que organizar a minha vida de maneira a atender o meu trabalho, a minha casa, a minha família e o estudo. Pretendo relatar aqui, a minha vida profissional e o quanto essa experiência e formação me fez evoluir, proporcionando segurança para expor minhas opiniões e defendê-las. No primeiro capítulo descrevo minhas experiências como aluna no ensino fundamental, as quais influenciaram na construção de minha prática como professora. O meu primeiro eixo é a gestão democrática apresento as dificuldades vividas por mim durante o curso do magistério e no meu primeiro emprego que está no segundo capítulo. O meu segundo eixo é afetividade que está no terceiro capítulo, onde relatarei as minhas vivências enquanto professora do ensino fundamental e a minha preocupação em estabelecer um vínculo afetivo com a turma e as vantagens de se conectar a cognição as emoções, o quanto à relação com o outro é importante e a minha busca de proporcionar aos meus alunos uma aprendizagem significativa. No quarto e último capítulo está o meu terceiro eixo que é o furto do lúdico, que através das aulas e as leituras da disciplina de Educação de 0 à 6 anos e Pedagogia infantil no curso do PROESF me conscientizaram da importância do resgate e do incentivo as brincadeiras para meus alunos do ensino fundamental.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20688
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma D
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 25-04-2007 10:03
Visitas: 978
Downloads: 993

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Abraao_CarlaRenataGiudice_TCC.pdfDocumento PDF73 Kb(74972 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download