Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Experiências vividas, atitudes transformadas
Autor(es): Raquel Soares Guttierrez
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
A elaboração deste memorial não foi uma tarefa fácil, gerou angústias, indagações, desafios, aprendizagens e alguns prazeres ao escrever e refletir sobre os caminhos que trilhei para chegar até aqui. Diante deste desafio, assumi o caminho do imprevisísivel. Doloroso trajeto, difícil retorno. Reflexões instigadoras das memórias. Memórias que resgatavam histórias. Ao imaginar o quanto poderia ser doloroso remexer no passado, lembranças trancadas no subconsciente, aqueles erros e dores que tentamos esconder dos outros e de nós mesmos e algumas intensas alegrias guardadas como tesouros roubados; relutei em começar a escrever; depois gostei de fazer. Procurei neste trabalho explicitar e refletir sobre a verdadeira função da escola. Será transmitir conhecimentos, apenas instruir? Ou é educar, formando integralmente uma pessoa? Qual o meu papel enquanto educadora? Será que as coisas precisam ficar como estão? Na esfera educacional, encontramos milhares de dificuldades de caráter geral e específico, própria de cada realidade escolar, como concepções erradas, mitos: como o pessimismo ou a descrença crônica em mudanças, o autoritarismo, a resistência ao conhecimento pelo medo, orgulho e vaidade, a insegurança frente ao novo, a falta de confiança nos propósitos educacionais brasileiros, a ansiedade, a resistência à cultura. A escola é uma sociedade humana, e como tal, desenvolveu crenças e hábitos que se enraizaram, que são tradicionais e perpetuados. No entanto, revisar, repensar, questionar, investigar, intervir no processo de ensino/ aprendizagem, aceitar e promover mudanças se faz necessário. Para discutir tudo isso, fui recorrer aos diversos textos estudados ao longo do curso, e aos registros e reflexões feitos durante as aulas. Compreendi então a importância do registro. Através dele pude buscar fatos que aconteceram e como se deram as soluções. Fez-me pensar se as respostas de algumas perguntas continuam sendo as mesmas, ou se com reflexões e conhecimentos mais aprofundados, obtive outras possibilidades. Considero este memorial um ato de pensar e avaliar, admitindo que não estou totalmente pronta, pois a cada dia, a cada experiência, me preparo para o que há por vir ou o que há de ser e quem sabe, compreender de como se chega a ser o que é.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20636
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma D
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 24-04-2007 15:44
Visitas: 818
Downloads: 4596

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Guttierrez_RaquelSoares_TCC.pdfDocumento PDF74 Kb(75269 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download