Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Avaliação
Autor(es):

Julieta Almeida do Carmo
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Escrever este memorial é reviver momentos tristes e alegres. Triste por perceber o quanto pequei pela falta de conhecimento sobre alguns assuntos e alegre por perceber o quanto aprendi enquanto ser humano e profissional que sou, durante esses quase três anos de curso de Pedagogia. “Na sensação humana de aprender... está a divina alegria de ensinar.” Albert Einstein E foi para a alegria de ensinar que resolvi aprender. Neste estudo, procuro demonstrar a contribuição que o curso de Pedagogia trouxe para a prática da minha rotina diária. A Pedagogia fez com que compreendesse o processo ensino/aprendizagem do indivíduo e do seu grupo. Considerando todos os aspectos que nela influenciam, tais como a escola, a família e a sociedade, buscando a interação dos aspectos cognitivos, sociais e afetivos do individuo. É nessa ótica que o planejamento e a avaliação devem ser estruturados. A avaliação foi a pedra do meu sapato que me perseguiu da minha formação primária até quando comecei a cursar Pedagogia. A avaliação é um meio para alcançar fins e não um fim em si mesma. O uso da avaliação implica propósito útil, significativo. É necessário que a escola, os professores e os alunos retomem com mais clareza e atenção esse principio. Isso implica atribuir à avaliação seu verdadeiro papel, ou seja, de que este processo deve contribuir para melhorar as decisões de natureza educacional, melhorar o ensino e a aprendizagem, bem como o planejamento e desenvolvimento curricular. O entendimento errôneo e a desobediência a esse principio têm sido, em grande parte, a causa da frustração de alunos e professores pela insuficiência da aprendizagem escolar e, sobretudo, da falta de motivação para aprender por parte de alunos. Tal entendimento tem ocasionado a perda do verdadeiro significado do ensino-aprendizagem, como pude facilmente constatar.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20629
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma D
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 24-04-2007 15:19
Visitas: 1100
Downloads: 8244

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Carmo_JulietaAlmeidado_TCC.pdfDocumento PDF95 Kb(97760 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download