Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Avaliação da aprendizagem
Autor(es):

Kalina Leal da Silva
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Com muito entusiasmo angustias e sentimentos vibrantes, deslumbrantes, decepcionantes e determinantes me acompanharam durante esta trajetória de dor, sabor e saber, tão difícil de trilhar, voltando a minha história do passado e adquirindo forças e resistência para continuar. Nesta trajetória, lembranças de minha vida escolar em especial nos momentos avaliativos foram ressaltados em minha memória, dessa forma gostaria de expressar os meus sentimentos diante de um processo que ocorreu desde muito cedo em minha vida “Avaliação da Aprendizagem” Para mim avaliar para aprovar ou reprovar revela um lado muito cruel no processo de aprendizagem, isto também nota-se na afirmação de Luckesi: “A Avaliação não poderá ser uma ação mecânica. Deve ser uma atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento a favor da competência de todos para a participação democrático da vida social.” (Luckesi, 1998, p.76) Acredito que com este estudo descobrirei da melhor forma possível as principais características de como saber avaliar um aluno em sua trajetória educacional, relatando os motivos de minhas angustias em minha vida escolar como aluna e hoje como educadora. Com esta atitude, crio espaço para um maior conhecimento e entendimento da avaliação no processo escolar. Sei que durante todo tempo nós passamos por avaliações, mas quero compreender uma maneira de fazê-la sem que deixe frustrações e angústias na vida de um indivíduo. Avaliar deveria ser um processo para ajudar no aprendizado e não para deixar as pessoas nervosas e apreensivas; também mostraria aos educandos que é através dos erros que procuramos o caminho dos acertos e com isso o educador será capaz de atender melhor os seus alunos. Com base no escritor Luckesi, entende-se que a aprendizagem ocorre quando o processo de avaliação não é classificatório e sim diagnóstico. "As observações desenvolvidas demonstram que a aferição da aprendizagem escolar é utilizada, na quase totalidade das vezes, para classificar os alunos em aprovados ou reprovados. E nas ocasiões em que se possibilita uma revisão dos conteúdos, em si, não é para proceder a uma aprendizagem ainda não realizada ou ao aprofundamento de determinada aprendizagem, mas sim para “melhorar “ a nota do educando e, com isso, aprová-lo." (Luckasi, 1998, p. 91-92) Para meu embasamento teórico, realizei leituras em livros, artigos e periódicos, além de relembrar a minha historia escolar e o meu processo de avaliação desde da Educação Infantil, Fundamental, Médio e Superior.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20603
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma C
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 24-04-2007 13:05
Visitas: 1125
Downloads: 1470

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Silva_KalinaLealda_TCC.pdfDocumento PDF81 Kb(82885 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download