Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Literatura : construção a busca de diálogos
Autor(es): Lúcia Helena Fernandes Rezende
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Satisfação e prazer, palavras que resumem o meu sentimento em relação a oportunidade de falar das minhas memórias e do meu trabalho. Não posso deixar de destacar também a palavra dificuldade. Dificuldade para reorganizar minhas idéias e transformá-las em representações gráficas, dificuldade em distribuir o tempo e conseguir um momento especial, tranqüilo, um encontro comigo mesma para que fosse possível voltar ao túnel do tempo e fazer uma reflexão sobre minha vida pessoal e profissional. No decorrer do trabalho, no entanto surgem outras palavras, orgulho e respeito. Orgulho por ter tido a oportunidade de conviver com pessoas maravilhosas que ajudaram no meu crescimento profissional e pessoal; pessoas simples, mas com sentimentos puros como por exemplo, o respeito. Respeito pelos meus encantos e fantasias, respeito a cada fase que eu enfrentava. Vejo-me como eterna aprendiz que se orgulha de suas raízes, ao mesmo tempo que me conscientizo sobre a evolução e as transformações das relações sociais. Vivo, porém, numa busca constante, fugindo dos paradigmas que limitam o trabalho pedagógico. Acredito naquele que oferece ao aluno(a) oportunidade de expressão autônoma e de resgate de valores. Trabalho que clama pela paz, pela igualdade de direitos e oportunidades, responsabilidade na preservação do ambiente, por uma vida saudável, pelo desenvolvimento da afetividade e sexualidade, que permita melhorar as relações interpessoais. Tudo isso de uma forma lúdica, direcionada pela literatura e pelo faz de conta. Assim, inicio o meu memorial de formação, escrito para conclusão do curso de Pedagogia, específico para professores em exercício, oferecido pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. O tema escolhido é Literatura. Apesar de ser interdisciplinar, optei pelos Temas Transversais como eixo temático, por encontrar aqui bases para uma formação integral do educando. Porém, outras disciplinas também me proporcionaram embasamento teórico para a realização desse trabalho. Destacarei nesse trabalho, a minha infância e escolarização, descobertas e conquistas no caminho da literatura, que acredito que seja um importante instrumento de conscientização e transformação das estruturas sociais. Destacarei também na minha prática, propostas para trabalhar a leitura na sala de aula de forma lúdica, agradável, sem imposições. Conhecimentos pelo qual, foram adquiridos com a orientação de disciplinas disponibilizadas pelo curso Proesf.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20600
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma C
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 24-04-2007 12:55
Visitas: 780
Downloads: 3881

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Rezende_LúciaHelenaFernandes_TCC.pdfDocumento PDF117 Kb(120021 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download