Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Memórias e reflexões
Autor(es): Lina Marta Martins
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Nunca pensei que seria tão difícil a escrita desse memorial, porque as memórias horas vinham como uma avalanche e horas como um conta gotas onde a distância de uma gota a outra parecia imensa e ajuntando à dificuldade de escrever e organizar as idéias, foram me deixando angustiada e agoniada, além do tempo que era pouco, pois não consegui escrever uma linha se quer nas férias como havia programado. Apesar da dúvida de como se escrever um memorial, consegui nessas linhas que seguem, registrar as minhas memórias da infância e do período escolar, juntamente com um olhar reflexivo e crítico, respaldado dentro de um conhecimento teórico adquirido durante os meus estudos no Curso de Pedagogia do Proesf da Universidade Estadual de Campinas, e que me propiciou a relacionar diversos teóricos com minha prática e subsidiando a minha concepção de educação e infância enquanto professora de crianças de zero a cinco anos, nas creches e escolas infantis da Rede Municipal de Campinas. No decorrer do trabalho vou desenvolvendo como eixo central minha concepção de infância e a preocupação em como priorizar um dos “direitos” da criança que é o de “vivenciar a infância”, em tempos que se antecipam cada vez mais à escolarização? Como proporcionar tempos e espaços pensados para as crianças para seu pleno desenvolvimento a partir do lúdico, numa educação conteudista? Foco o meu olhar para a conquista da criança a creches e escolas, enquanto sujeito de direitos, respaldado pela Constituição, Lei de Diretrizes e Bases e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A criança enquanto um ser completo em desenvolvimento e não inacabado, que tem suas peculiaridades, potencialidades e se apropria da cultura do adulto e produz sua própria cultura, que se desenvolve de corpo e mente de forma integrada, enfim um ”ser social”, onde desde de pequena se expressa com o mundo utilizando-se das mais variadas linguagens. Como manter viva essa capacidade de se expressar de várias formas que a criança tem, se algumas escolas priorizam um tipo linguagem e aos poucos acabam por lhe tirar as outras formas de expressão?
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20594
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma C
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 24-04-2007 12:41
Visitas: 824
Downloads: 2264

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Martins_LinaMarta_TCC.pdfDocumento PDF114 Kb(116300 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download