Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Reflexões sobre o lúdico na infância
Autor(es): Rosimeire Andrade
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Num primeiro momento, deparei-me com um desafio difícil e instigante, escrever o memorial de formação, pois até então não tinha me imaginado escrevendo sobre minha própria vida, situação em que a experiência de vida é única, ou seja, a história de cada um não poderá ser igual a de qualquer outro, enfim uma volta ao tempo histórico. De acordo com Bosi: “Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e idéias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho”. (1995, p. 55). Lançar-me à escrita do memorial de formação proporcionou-me a oportunidade de me procurar no passado, resgatar lembranças até então adormecidas, isso me levou a refletir sobre meu percurso de vida e o da minha prática docente, causando mudança de olhar, sensibilidade e prazer. A escolha do eixo central “Reflexões sobre o Lúdico na Infância” surgiu da necessidade e da realidade educacional vivenciada em minha trajetória profissional, relacionada com minhas expectativas pessoais e complementada com a minha formação no curso de pedagogia, que por sinal me contemplou com subsídios e conhecimentos para refletir sobre o tema. Além do embasamento teórico oferecido pelo curso, a minha pratica docente também norteará o presente trabalho, já que exerço a profissão há doze anos no ensino fundamental e cinco anos na educação infantil. Portanto, o memorial buscou refletir sobre indagações que me causam anseios e frustrações, percorrendo as vivências do meu processo educacional, da minha prática docente, da minha formação e relacionando-as à questão do lúdico na infância num processo ensino e aprendizagem prazeroso e qualitativo. Tudo isso tendo.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20561
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma C
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 23-04-2007 13:24
Visitas: 1414
Downloads: 3806

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Andrade_Rosimeire_TCC.pdfDocumento PDF76 Kb(78039 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download