Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Alfabetização como resgate histórico
Autor(es):

Raimunda Barbosa de Araújo Penha
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
O presente trabalho foi elaborado para retratar as mudanças na minha trajetória profissional, enquanto educadora, com memórias relacionadas ao curso de Pedagogia do PROESF ( Programa Especial para Formação de Professores em Exercício ) na tentativa de relacionar os conhecimentos teóricos, as suas reflexões e analisar suas conseqüências. Abordar no mesmo as concepções e práticas, bem como os eixos que nortearam esse processo de formação. Reportei – me a esses momentos buscando os aspectos positivos para analisar o significado desse curso na minha formação pessoal e profissional. Tendo o PROESF como um pilar de uma nova proposta de ensino aprendizagem e a promoção de auto conceito dos alunos. Considerando a construção do conhecimento como um processo vivo e significativo. Abordando os conteúdos das disciplinas desse curso de Pedagogia, como orientação fundamental para essa nova experiência, na organização, na oportunidade dessa intervenção que se fez necessária para um melhor comprometimento com nossa realidade. Enfoco a alfabetização com o contexto histórico do aprendiz, buscando as intercorrências do passado e observando o tipo de interesse que os mesmos trazem para o futuro. Acredito além disso, que no ensino de história, é onde podemos dar uma parcela de contribuição na construção de cidadão consciente de uma sociedade. Intermediando o contexto histórico a outras disciplinas, para que os educandos aprendam a explorar e problematizar a diversidade conceitual que associa a aprendizagem. Possibilitando a esses educandos estabelecer na prática uma relação entre aprender na realidade e da realidade do universo histórico priorizando os diversos conteúdos de história as demais disciplinas. Favorecendo aos alunos, seus direitos enquanto cidadãos, nas também do direito à memória e à história. Proporcionando ao leitor deste trabalho uma reflexão e entendimento do contexto, onde busco assegurar a satisfação no ensinar e fazer aprender.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20521
Informações adicionais:
Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa Especial de Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas (PROESF).

Dono: admin
Criado: 20-04-2007 15:35
Visitas: 1268
Downloads: 8741

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Penha_RaimundaBarbosadeAraujo_TCC.pdfDocumento PDF59 Kb(60894 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download