Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: O papel do educador
Autor(es):

Cleonilda Teixeira dos Santos
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Como é difícil escolher um caminho, quando tantos outros parecem ser igualmente interessantes. Abraçar um só tema e se aprofundar somente nele confesso, que no começo me deixou com um sentimento de impotência. Quanto mais me aprofundava no tema escolhido mais encontrava outros tantos assuntos interessantes, porém não podia desviar do meu tema principal, como foi difícil direcionar meu olhar a um só caminho. Ao pensar no título norteador para o memorial, minha preocupação era descrever a formação e o papel dos profissionais que trabalham com crianças de educação infantil, mais precisamente nas creches da rede municipal de Campinas, onde convivo com esta realidade há quatorze anos, onde há dois profissionais: O professor que é exigido a formação de magistério e pedagogia e o monitor exige apenas o ensino fundamental, e o que intriga é que, a criança em questão é a mesma que fica com o professor mais ou menos quatro horas e com o monitor, passam as outras oito horas, pois alguns ficam em período integral. A Educação Infantil, a partir de uma história de lutas e reivindicações de diferentes grupos da sociedade civil organizada, foi incluída no capítulo da Educação da Constituição Federal, em 1988, e reconhecida como primeira etapa da Educação Básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em 1996. A definição da Educação Infantil como um nível de ensino, oferecido em creches e pré-escolas, exigiram da Lei outras determinações relativas à formação de seus profissionais. Assim, a LDB define o profissional da Educação Infantil como educador, estabelecendo que sua formação far-se-á em nível superior, admitida como formação mínima para o exercício de Magistério na educação infantil. Os educadores que atuam em creches e pré-escolas não tiveram, portanto, ao longo de sua história, acesso a instituições formais que se ocupassem de sua formação. Os coordenadores do o curso de Pedagogia (PROESF), ao pensarem na grade curricular e trabalho final de curso, possibilitaram me, a ter acesso a matérias especificas da educação infantil e refletir sobre minhas práticas e descrevê-las no memorial.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20495
Informações adicionais:
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual
de Campinas, Faculdade de Educação, Programa Especial de Formação de
Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas (PROESF).

Dono: admin
Criado: 20-04-2007 11:40
Visitas: 980
Downloads: 3714

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Santos_CleonildaTeixeirados_TCC.pdfDocumento PDF93 Kb(94949 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download