Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: O desenvolvimento da linguagem infantil na escola : um olhar sobre o documentário Ser e Ter (Ëtre et Avoir)
Autor(es): Nínive Fernandes Moscardini
Palavras-chave [PT]:

Aquisição da linguagem , Mediação , Interação social , Pensamento, Linguagem
Resumo:
Resumo: Percebi a importância em compreender como se desenvolveu, de fato, a minha relação com a linguagem ao longo do meu processo educativo e refleti sobre as responsabilidades frente a todas as possibilidades de desenvolvimento em que irei me deparar em minha profissão. Ao finalizar o "emendar" de cada "retalhinho" da minha história, cheguei à conclusão sobre a temática que gostaria de direcionar o meu olhar: o desenvolvimento da linguagem na infância, a partir da abordagem histórico-cultural de Vigotski. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi estudar a relação da criança com a linguagem na fase em que se apropria da mesma, em que cria diferentes significados e sentidos acerca das suas relações com as palavras na dinâmica relacional entre pensamento e linguagem. Objetivou-se, ainda, refletir sobre como a mediação social pode auxiliar neste processo de desenvolvimento conceitual. Para o desenvolvimento deste estudo teórico, explorou-se algumas ideias e noções da perspectiva teórica de Vigotski, a partir das cenas do filme: "Ser e Ter" (Ëtre et Avoir)
Código: 001126624
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2019
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Lavínia Lopes Salomão Magiolino
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 19-05-2020 14:07
Visitas: 23
Downloads: 17

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Moscardini_NiniveFernandes_TCC.pdfDocumento PDF704 Kb(720621 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download