Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: As interações nos agrupamentos multietários : repensando a organização do trabalho pedagógico
Autor(es):

Célia Regina Coladetti
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida , Prática docente , Formação de professores
Resumo:
Neste trabalho discuto minha trajetória no curso de Pedagogia (PROESF) Programa Especial para Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas, na Faculdade de Educação da UNICAMP, enfocando a necessidade das teorias acadêmicas irem além dos muros da universidade, integrando-se à escola, à sala de aula em sua prática diária. Acredito também na necessidade da prática, pedagógica cotidiana ser trazida à universidade, já que ela é a própria vida na escola, e permite que as discussões acadêmicas não sejam descrições afastadas das práticas cotidianas. Partindo de minha experiência como professora da Educação Infantil, área na qual atuo desde que me formei no magistério, e para qual sempre busquei novos conhecimentos, pretendo abordar minha trajetória profissional até minha entrada nesta universidade, bem como as mudanças que então decorrem em minha atuação profissional. Diante das novas condições de trabalho com os agrupamentos, “diferentes crianças em uma mesma turma”, questiono como organizar o trabalho pedagógico tendo em vista a mistura de idades, e como se dá a interação social entre crianças de diferentes idades. Na educação infantil, a convivência com as diversas formas de ser e de se relacionar é um ponto importante, é ela que permite a riqueza de possibilidades de aprender com o outro e com o diferente. É por meio das brincadeiras que essas relações ganham potencialidades. A brincadeira possui uma qualidade social de trocas, nela descobrem-se significados compartilhados, (re)criam-se novos significados e encontra-se lugar para a experimentação e para a transgressão. Busco nas contribuições de Lev Semenovich Vygostsky, a resposta aos anseios sobre os processos vividos pela criança nessa interação social, em situações diversas, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se. Escrever um memorial é antes de tudo olhar para nossa própria prática entendendo o que toda teoria nos proporcionou como pessoa e profissional da educação.
Data de Defesa: 2006
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas como um dos pré-requisitos para a conclusão da licenciatura em Pedagogia.
Código: 001090691
Informações adicionais:
Idioma:
Data the Publicação: 2006
Local de Publicação: Campinas, SP
Co-Autor:
Orientador:
Instituição:
Nível: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)

Dono: fe_rp
Criado: 08-11-2017 10:47
Visitas: 249
Downloads: 170

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Coladetti_CeliaRegina_TCC.pdfDocumento PDF310 Kb(317531 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download