Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A monitora na história da educação infantil de Campinas : por que ela não pertence à Secretaria Municipal de Educação no atual Plano de Cargos Carreirras e Vencimentos do funcionalismo público?
Autor(es): Simone da Silva Faria
Palavras-chave [PT]:

Monitoras de creches , Educação infantil - História - Campinas (SP)
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem como princípio norteador a lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nos Artigos 21 e 29 a LDB define a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e no Artigo 61, considera profissional da educação escolar básica "todos os trabalhadores em educação portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim¿. Neste sentido, pretendo identificar e analisar a trajetória da Monitora de Educação Infantil em Campinas para buscar compreender porque ela não é considerada parte integrante da Secretaria de Educação, tampouco do Quadro do Magistério Público Municipal, mesmo sendo uma das responsáveis pela educação das crianças pequenas. Salário, plano de carreira, aposentadoria especial e recesso são alguns dos pontos que diferenciam os direitos da Monitora e Professora que atuam conjuntamente nos Centros Municipais de Educação Infantil, enquanto o cuidar e o educar diferenciam suas ações. Para este fim, foram feitas leituras de vários autores especialistas em Educação Infantil e leis municipais e federais, já que visíveis mudanças vêm ocorrendo no perfil da profissional que atua neste campo, que não é mais uma leiga, mas habilitada ao magistério em nível de graduação/pós-graduação. A análise dos dados solicita que seja configurado um espaço de atuação mais definido à Monitora de Educação Infantil e que se culmine em sua inserção nas políticas educacionais do município, coerentemente com as políticas educacionais nacionais, que se baseiam nos princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"
Código: 000896781
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Olinda Maria de Noronha
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 12-04-2013 16:54
Visitas: 476
Downloads: 3879

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Faria_SimonedaSilva_TCC.pdfDocumento PDF1659 Kb(1699127 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download