Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Cada um no seu quadrado? : a distribuição do tempo, o número de crianças, as salas e a natureza do projeto pedagógico desenvolvido em um CEMEI de Campinas (SP)
Autor(es):

Damaris da Cruz Guedes
Palavras-chave [PT]:
Educação infantil , Cultura infantil , Espaço fisico da escola , Creches , Formação docente
Resumo:
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2009 e 2010 em uma creche da rede pública do município de Campinas. Minha atuação enquanto monitora de educação infantil, me pemitiu conhecer as principais dificuldades apontadas pelas docentes da creche, como obstáculo para a realização de um bom trabalhado pedagógico com as crianças. Entre as dificuldades apontadas a mais recorrente se refere ao grande número de crianças por sala e por adulto. As docentes da creche são constituídas pelas professoras e pelas monitoras/agentes de educação infantil, estas últimas que apesar de não terem a formação exigida pela lei para atuar como professoras, também exercem a função docente nas creches. A hipótese levantada é que o número de crianças não pode ser pensado isoladamente, e para a realização de um trabalho educativo de qualidade é necessário que haja uma articulação entre a quantidade de crianças; a organização do espaço; a distribuição do tempo; e do projeto pedagógico proposto. A pesquisa nesta creche demonstrou que as docentes não estão preparadas para trabalhar com um grande número de crianças, tanto as professoras como as monitoras/agentes de educação infantil, assim se faz cada vez mais necessário buscar uma pedagogia que dê conta do trabalho educativo e as especificidades da educação das crianças pequenininhas.
Código: 000785858
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2010
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 28-07-2011 16:49
Visitas: 642
Downloads: 743

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Guedes_DamarisdaCruz_TCC.pdfDocumento PDF3124 Kb(3199295 bytes)2 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download