Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A história da extensão universitária na Faculdade de Educação da UNICAMP : recorte social ou resistência institucional ?
Autor(es):

Caroline Maria Florido
Palavras-chave [PT]:
Extensão universitária, História da educação
Resumo:
Resumo: O presente trabalho explora o papel da extensão universitária na construção da história da Faculdade de Educação da Unicamp. Buscou-se realizar o levantamento das atividades de extensão realizadas ao longo da existência da unidade e analisar criticamente a realização das mesmas, contextualízando-as sob o materialismo histórico. As fontes históricas foram consultadas no Arquivo Setorial e consistem documentos como: disposições, deliberações e discussões institucionais entre 1976 e 2006. Nos primeiros anos de existência da FE, predominava a realização de convênios interinstitucionais e a participação nos projetos Rondon e Campi Avançados. A partir de 1980, o assunto ganha nova dimensão e surgem mais relatos de incentivo interno e externo para alterações das propostas de extensão desenvolvidas. Tentando adequar-se à crise financeira e falta de recursos públicos para sua manutenção, principalmente com o financiamento de orgãos estatais, a FE impulsiona a extensão, realizando cada vez mais convênios e oferecendo cursos de aprimoramento para profissionais da educação de todo o país. Nos anos 1990, além do movimento de institucionalização, amplia-se consideravelmente o extensionismo e nos anos 2000, a extensão torna-se a principal via de captação de recursos extra orçamentários, consolidando-se na instituição e reforçando seu papel de mantenedora dos interesses da capital nas universidades públicas.
Código: 000785506
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Jose Luis Sanfelice
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 28-11-2011 12:04
Visitas: 818
Downloads: 746

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Florido_CarolineMaria_TCC.pdfDocumento PDF4299 Kb(4402323 bytes)2 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download