Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Formação profissional e profissionalização do professor
Autor(es):

Julio Antonio Moreto
Palavras-chave [PT]:
Formação continuada , Professores - Formação , Formação profissional
Área de concentração: Pós-graduação em Educação
Titulação: Especialista em Educação
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estudar a concepção de formação continuada de professores da educação básica, do ensino fundamental, bem como a concepção de profissão de professores na produção acadêmica, nos anos de 2001 a 2007, mediante a análise de comunicações orais e apresentação de pôsteres nas Reuniões Anuais da ANPEd. A hipótese que orienta a pesquisa é de que a concepção de formação continuada de professores referese tão somente às lacunas no processo de escolarização e neste sentido se propõe a profissionalizar os docentes mediante acréscimos de escolarização. O referencial teórico para pesquisar a formação continuada se baseia em ADORNO (1996) ao tratar da formação como semiformação, no sentido da cultura da informação dominante da consciência, apartada da possibilidade humana das relações entre as pessoas, os coletivos, estabelecidas na globalização, como marcas da contemporaneidade; e em RODRIGUES (2002) ao estudar a profissão dos professores pelo valor positivo dado às profissões, na organização social e portanto manifestações de desenvolvimento e modernidade. O estudo das profissões possibilitou avançar para além da concepção que parece estar presente até os dias de hoje, quando se afirma que a formação de nível superior em pedagogia profissionalizaria os professores das creches e das quatro séries iniciais do ensino fundamental. O papel do Estado – estudado através das políticas implementadas nos governos atuais – é marcado pela descontinuidade de políticas voltadas para a área em questão. A partir desta pesquisa, a formação continuada, a constituição do estatuto do magistério e uma especialização a partir da “paixão” segundo WEBER (1974a), que leva o professor ao estudo contínuo para o seu ofício, constituir-se-iam na profissionalização dos professores.
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização para obtenção do grau de Especialista em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, sob a orientação da Profa. Dra. Aparecida Néri de Souza.
Código: 000448917
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data the Publicação: 2008
Local de Publicação: Campinas, SP
Co-Autor:
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)

Dono: fe_nb
Criado: 19-08-2009 13:01
Visitas: 1508
Downloads: 1447

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Moreto_JulioAntonio_TCC.pdfDocumento PDF739 Kb(756496 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download