Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Concepção de infância e educação infantil no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST)
Autor(es): Nélia Aparecida da Silva
Palavras-chave [PT]:

Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Ciranda, Formação de professores, Pequena infância
Área de concentração: Coordenação de Pedagogia
Titulação: Licenciado em Pedagogia
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa buscou conhecer os meandros que regem a concepção de infancia e educação dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra,principalmente no que se refere as crianças pequenas antes da idade escolar.Entender como se processa a educação dentro do movimento, seus princípios, metodologias e forma de atuação em todos os seus aspectos nos faz perceber que existem outros modos de se educar nossas crianças, de formar novos cidadãos e de buscar a transformação social atraves do ato de educar defendido por Paulo Freire. Para isso buscou-se como fontes primárias entrevista com a coordenadora nacional do setor de educação infantil do MST e os documentos de organização do movimento e como fontes secundárias pesquisas acadêmicas que estudaram a infância no MST. Constatou que estas pesquisas não contemplaram as cirandas infantis e a pequena infância de 0 a 6 anos. Tecer novos meandros educacionais não e uma tarefa facil, muito pelo contrario e espinhosa, controversa e complexa, mas para os membros do MST nada acontece de forma facil ou simples em suas vidas, então construir esta nova educação, voltada para o coletivo, para o trabalho, para a formaçao do homem integral e só mais um desaflo que eles enfrentam, como tudo que fazem na vida.
Data de Defesa: 2007
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a conclusão do Curso de Pedagogia – PEFOPEX (Programa de Formação de Professores em Exercício), da Faculdade de Educação da UNICAMP, sob orientação do Profª. Drª Ana Lúcia Goulart de Faria.
Código: 000410298
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_nb
Criado: 17-08-2009 16:15
Visitas: 4683
Downloads: 5413

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Silva_NeliaAparecidada_TCC.pdfDocumento PDF241 Kb(247196 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download