Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Você não entende nada de criança mesmo! - Formação de professoras de crianças pequenas. Onde está a orientadora?
Autor(es): Paula Cardoso Franco
Palavras-chave [PT]:

Educação infantil , Pre-escola , Criança pequena
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a formação continuada das professoras de crianças pequenas, entrelaçando com a função da orientadora pedagógica e considerando as diferenças e peculiaridades destas profissionais da Educação Infantil. É um Trabalho investigativo, baseado em análises de. diários de campo de estágios feitos nos municípios de Campinas e Valinhos, em pesquisas bibliográficas, apoiadas em Iiteraturas que tratam do assunto, em especial as produções em italiano, bem como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs, dissertações e Teses) realizadas na Faculdade de Educação da UNICAMP. A partir da bibliografia estudada foi possível estabelecer uma relação entre as docenfes, suas identidades profissionais e a formação predomínanft em nosso país. Assim, constata-se que. a formação acadêmica é. importante, mas a formação em exercício é fundamental, Sendo que uma não pode Substituir a outra. Porém, dados revelam que não existe uma preocupação com a formação das professoras de crianças pequenas nos cursos de graduação; prioriza-se o ensino fundamental. Assim, a profissional que atua na educação infanfil reproduz este modelo, escolarizando a Educação Infantil. Esta é considerada uma preparação para a escola fundamental, na qual as crianças devem ser 'treinadas para o acesso a primeira série. As educadoras, desta forma, são menos qualificadas que as de outros níveis de ensino, não precisam de sólida formação. E, muitas vezes, desconsidera-se as especificidades inerentes à educação de crianças pequenas, dissociando o educar' e o cuidar. Tudo isso, vem a ressaltar o imporfância da atualização permanente. Segundo a bibliografia italiana, a Orienfadora Pedagógica (denominada Pedagogista) 'em uma função muito específica dentro das creches: promover e coordenar a formação continuada. Mesmo que esta profissional não garanto o formação, exisfem vários fatores a serem considerados. Fatores estes abordados neste Trabalho.
Código: 000403121
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 28-07-2011 16:29
Visitas: 711
Downloads: 2184

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Franco, Paula Cardoso_TCC.pdfDocumento PDF1916 Kb(1962468 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download