Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Mensagens socializadoras da escola : um estudo sobre as praticas educativas em uma EMEI do municipio de Campinas (SP)
Autor(es): Valquiria Ribeiro Gonzaga
Palavras-chave [PT]:

Socialização , Educação infantil , Praticas educativas , Grupos sociais
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa procura sistematizar o tipo de experiência educativa oferecida por uma escola de educação infantil. Meu objetivo foi discutir o acolhimento dessas crianças nessa instituição, procurando descrever as mensagens socializadoras, isto é, os processos educativos implícitos e explícitos embutidos nas ações, nas práticas e nas interações dos alunos e da professora, no cotidiano escolar, ou seja, nas atividades e nas rotinas, como também a interação dos próprios alunos, nas brincadeiras e nas atividades. Para que esse meu objetivo fosse possível, realizei um estágio de observação durante 6 meses, freqüentando três vezes por semana uma sala de educação infantil (um agrupamento multietário composto por 25 alunos entre três e seis anos). Além disso, no período em que freqüentei a escola, estudei também o Projeto Político Pedagógico e as documentações que me permitiram caracterizar as famílias dos alunos, assim como segui a rotina de envio de recados aos pais. Por fim, realizei uma entrevista com a diretora e com a professora da classe em que ñquei alocada e recolhi informações sobre as condições econômicas e sociais das famílias das crianças por meio de um questionário que os pais responderam em casa. Referente aos resultados, nesta EMEI, foi verificado que a atividade mais importante é o brincar. De acordo com o Projeto Político Pedagógico da EMEI, a criança tem que viver a infância. Desta forma, as brincadeiras livres assumem um valor maior, pois são entendidas como o processo central de socialização das crianças, esperando-se que, por meio delas, as crianças interajam com os seus pares, criando as suas próprias culturas e regras. A maioria das atividades - como jogo de regras, jogos de montar, encaixe, desenhos, pinturas e casinha - é desenvolvida de forma espontânea, por iniciativa das crianças, com pouca ou nenhuma interferência da professora.
Código: 000390928
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2006
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Ana Maria Fonseca de Almeida
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 05-08-2011 10:50
Visitas: 408
Downloads: 354

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Gonzaga_ValquiriaRibeiro_TCC.pdfDocumento PDF1795 Kb(1837722 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download