Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Decifra-me ou te devoro : levantamento e analise das fontes sobre ensino religioso do Colegio Progresso Campineiro na Primeira Republica (1900-1937)
Autor(es): Priscila Kaufmann Correa
Palavras-chave [PT]:

Educação feminina , Currículos , Ensino , Educação - História
Resumo:
O objetivo principal desta pesquisa é investigar o ensino religioso no interior do Colégio Progresso no período de 1900 a 1937, à época um internato destinado às moças de Campinas e região. Neste sentido, busca-se compreender a influência do ensino religioso na formação destas jovens, dentro dos padrões considerados ideais para aquele período, os quais incluíam a dedicação ao lar e à vida social de forma digna e virtuosa. A questão religiosa chama a atenção pelo fato dos fundadores Orosimbo Maia, Antonio Álvaro de Souza Camargo, Luiz de Campos Salles, irmão de Campos Salles, Artur Leite de Barros e Joaquim Álvaro de Souza Camargo, membros da elite campineira, visarem erigir uma escola feminina de caráter laico. Esta presença religiosa na instituição se fortalece através da segunda diretora, Emília de Paiva Meira, em 1902, ocupando o cargo até 1937, quando faleceu. Dona Emília, como era conhecida em Campinas na época, além de uma personalidade marcante, promovia forte inserção do Colégio em questões sociais e religiosas do período. A pesquisa foi realizada no Colégio, investigando seus materiais preservados. Esta investigação exigiu a organização documental e a criação de formas para o seu referenciamento, antes de proceder à análise seus conteúdos. Os livros de atas e de notas apontaram para a ausência do ensino religioso como disciplina escolar na maior parte dos currículos do período, mas mostram também que havia práticas pedagógicas para este ensino, que ocorriam para além das salas de aula. Uma destas "vias" eram as Associações religiosas, das quais foram encontrados os livros de atas. Nestas Associações reuniam-se as moças em torno de ideais religiosos comuns, exortando-as à boa conduta, com prudência e obediência, tornando-as aptas à vida social e doméstica.
Código: 000363622
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2005
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Maria do Carmo Martins
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 26-08-2011 14:32
Visitas: 483
Downloads: 278

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Correa_PriscilaKaufmann_TCC.pdfDocumento PDF4386 Kb(4491269 bytes)2 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download