Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A literatura como fonte para a historia da educação : a educação de Graciliano Ramos atraves da obra "Infancia"
Autor(es): Angela Cardoso
Palavras-chave [PT]:

Literatura brasileira , Educação - História
Resumo:
Resumo: Refletindo sobre a razão de ter procurado um tema na literatura, mais especificamente na vida e obra de Graciliano Raimos, para fazer esta pesquisa, mergulhei no período em que comecei a desvendar os “mistérios das letras”. Na minha infancia não tinha acesso a livros, revistas, jornais, quadrinhos ou qualquer outra coisa que fornecesse alguma informação. Ignorava a existência de bibliotecas públicas, livrarias e Universidades. Foi então que comecei um auto questionamento, pois questionar em familia poderia provocar zombaria geral. Aquela situação me incomodava tanto que comecei a ler, lia tudo que via: panfletos, pedaços de jornal, quadrinhos velhos sem começo, meio ou fim jogados na rua, pedaços de revistas, até eu descobrir a biblioteca da escola. - Que coisa maravilhosa! Aquilo era o paraiso e nunca mais saí de lá. Vocês devem estar se perguntando o que isto tem a ver com a educação de Graciliano Ramos, na verdade tem a ver com a minha descoberta da literatura, dos autores brasileiros, descoberta do prazer de ler, descoberta do mundo, um mundo além das paredes da minha casa. Ramos, na minha visão de criança, tinha uma linguagem que parecia ser direcionada a mim, ele descrevia o sertão com detalhes, porém não era como outros autores com os quais tomei contato por exigência da disciplina Língua Portuguesa. Importante salientar que quando digo que lia para a escola, o fazia por obrigação, e a obrigação me tirava um pouco o prazer.
Código: 000296830
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 1998
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Maria Teresa Penteado Cartolano
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 06-12-2011 14:52
Visitas: 639
Downloads: 504

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Cardoso, Angela_TCC.pdfDocumento PDF2141 Kb(2192876 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download