Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Getulio Vargas na escola brasileira : materiais didaticos e culto a personalidade no Estado Novo (1937-1945)
Autor(es): Patricia Cristina Fincatti Moreira
Palavras-chave [PT]:

Educação - História
Resumo:
Resumo: O presente trabalho surgiu de interesse em um dos sustentaculos do Estado Novo (1937-1945): o culto à personalidade do presidente Getúlio Vargas. Este aspecto foi estudado a partir de duas cartilhas - “Getúlio Vargas para Crianças” e “Getúiio Vargas, o Amigo das Crianças” - as quais foram editadas durante o período em questão e estavam voltadas ao público infantil. A edição de ambas as obras e' um exemplo da forte atuação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Tendo em vista o contexto historico em que as cartilhas estavam inseridas, a presente monogafia consiste numa analise critica das obras “Getúlio Vargas para Crianças” e “Getúlio Vargas, o Amigo das Crianças” visando a responder à seguinte indagação: quai foi a contribuição destas duas cartilhas à criação e à manutenção do culto a personalidade de Getúlio Vargas? As obras em questão foram objeto de uma cuidadosa leitura, a qual mostrou que elas são em grande medida uma versão particular de eventos e instituições existentes durante o Estado Novo. Alem disso, foi feita uma revisão bibliográfica que forneceu subsídios para a análise de conteúdo e das imagens contidas nas cartilhas em duas dimensões diferentes: 1) Os meios atraves dos quais se pretendia criar uma determinada imagem de Vargas, qual imagem era esta e a que interesses ela atenderia, e 2) A comparação entre o conteúdo das obras e os resultados das pesquisas históricas mais recentes - e freqüentemente de tom mais objetivo e critico - acerca do Estado Novo. A analise das obras revelou que ambas prestaram uma contribuição muito peculiar a manutenção ao culto à personalidade do presidente. Em primeiro lugar, as cartilhas retratam Getúlio como a figura acabada do presidente ideal, o que deixa pouca opção senão apoia-lo incondicionalmente. Não há como prescindir de Vargas. Ao mesmo tempo, Getulio precisa das criancas do país especialmente aquelas em que floresce o espírito patríota e trabalhador pois só assim o futuro do Brasil estará seguro. Desta forma, o que se vê em ambas as cartilhas e uma tentativa de estabelecer com cada jovem leitor um acordo de confiança e apoio mútuos: o presidente faz de tudo pelo país, e à criança cabe confiar em Vargas, considera-lo um grande amigo, honrar os deveres para com a Patria e se preciso lutar para que ele continue a poder trazer felicidade ao Brasil.
Código: 000295426
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2002
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Dermeval Saviani
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC
UNICAMP:

Dono: fe_rp
Criado: 23-11-2011 16:53
Visitas: 3831
Downloads: 1075

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Moreira_PatriciaCristinaFincatti_TCC.pdfDocumento PDF987 Kb(1010379 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download