Consultar: Faculdade de Ciências Médicas - FCM

Título [Principal]: Prevalencia de estreptococos beta-hemoliticos do grupo A de Lancefield em escolares de Botucatu (SP)
Autor(es): Maria Cecilia Pereira Binder
Palavras-chave [PT]:

Pesquisa medica - Estudo de casos
Titulação: Doutor em Ciências Médicas
Banca:
Miguel Ignacio Tobar Acosta [Orientador]
Resumo:
Resumo: A presente investigação destinou-se a verificar a prevalência de estreptococos beta-hemolíticos na população escolar de Botucatu (alunos matriculados em nove grupos escolares localizados na zona urbana). Desta população foram obtidas duas amostras casuais estratificadas: uma em junho e outra em novembro de 1972, com tamanhos calculados para 95% de confiabilidade. Todos os escolares foram submetidos ao exame clínico do oro faringe e gânglios submandibulares e cervicais, que precedeu a obtenção da secreção de garganta. As amostras de secreção foram imediatamente semeadas em caldo (TSB) e agar sangue. Os estreptococos beta-hemoliticos isolados foram grupados sorologicamente e, os pertencentes ao grupo A de Lancefield, foram tipados pela técnica de T-aglutinação para determinação do tipo de Griffith. Em junho foram realizadas 216 culturas das quais 31 (14,35*0 foram positivas para estreptococos beta-hemolíticos do grupo A e em novembro foram realizadas 221 culturas das quais IS (6,791) foram positivas. Houve associação estatisticamente significante entre o período em que foram realizadas as culturas e o resultado obtido. Do total de amostras de estreptococos beta-hemolíticos obtidas, 47,4% pertenceram ao grupo A, 20,6% ao grupo C, 2 5,8% ao grupo G e 6',21 não foram grupadas. Das amostras do grupo A, 82,6% foram tipadas. Não foi observada associação estatisticamente significante (a = 5%) entre o resultado das culturas e o sexo ou o grupo etário dos escolares, bem como a amigdalectomia prévia e a presença de sinais clínicos de infecção observados no momento da colheira da secreção.

Abstract: Not informed.
Data de Defesa: 31-12-1976
Código: 000046845
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 1976
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Miguel Ignacio Tobar Acosta
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Ciências Médicas
Nível: Tese (doutorado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Dono: pai_e_gi
Criado: 23-02-2010 12:55
Visitas: 968
Downloads: 8

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Binder, Maria Cecilia Pereira_D.pdfDocumento PDF1721 Kb(1762652 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download