Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Enredos de formação de professoras: a pedagogia da infância e as relações na educação infantil
Autor(es):

Simone Pinto da Silva
Palavras-chave [PT]:
Formação de professores, PROESF, Pedagogia da infância, Relações na educação infantil, Genêro
Área de concentração: Pós-graduação em Educação
Titulação: Especialista em Educação
Resumo:
Resumo: Esse ensaio aborda a relação da Educação Infantil com as famílias, explicitando seu referencial teórico e relacionando-o com dados coletados junto às estudantesprofessoras do curso de Pedagogia do PROESF. O estudo da relação entre os três atores da Educação Infantil – crianças, professoras e pais – é compreendido como parte da Pedagogia da Infância, uma pedagogia da escuta, das relações e das diferenças. Durante as aulas, esse tema apresentou-se instigante e polêmico, inicialmente houve relativa resistência, aparentemente superada após estudarmos o referencial teórico da disciplina .Pedagogia da Educação Infantil, destacando-se os estudos de gênero. Trata-se de um tema importante na formação das professoras, seja por ser ele um dos componentes da Pedagogia da Infância, seja para promover o rompimento com preconceitos e estereótipos de família e de mulher provenientes do senso comum.
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização para obtenção do grau de Especialista em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria.
Código: 000036848
Informações adicionais:
TCC/UNICAMP - Si38e

Dono: fe_nb
Criado: 19-08-2009 13:54
Visitas: 1013
Downloads: 1913

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Silva_SimonePintoda_TCE.pdfDocumento PDF812 Kb(831679 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download