Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A alteridade na formação do professor
Autor(es): Luís Carlos Maldonado da Silva
Palavras-chave [PT]:

Alteridade, Formação de professores, Escolas, Educação, História
Área de concentração: Pós-graduação em Educação
Titulação: Especialista em Educação
Resumo:
Resumo: Neste trabalho pretendo discutir a relação do professor com alteridade do outro presente no processo educacional. Uma relação que se apresenta por meio de formas diversificadas numa sociedade que vive crise de valores éticos e morais. O contexto em que o professor está inserido é permeado por diversas contradições que comprometem sua atuação e estas determinam que o ensino no Brasil seja pautado por uma lógica excludente e desleal. A organização educacional no Brasil dificulta o acesso do aluno da escola pública a um conteúdo sistematizado e reflexivo, por isso, temos que conviver com uma realidade educacional de intenso conflito na sala de aula entre o professor e o aluno; de um lado, alunos que na maioria das vezes não aprendem, agridem e estão desinteressados pelo conteúdo das áreas de ensino curricular; e por outro lado, com professores que na maioria das vezes se tornam meros fazedores de tarefas, apoiando-se tão somente em uma prática mecânica, rotineira e sem vínculo com uma realidade educativa e filosófica.
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização para obtenção do grau de Especialista em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, sob a orientação do Profº. Dr. Pedro L. Goergen.
Código: 000036847
Informações adicionais:
TCC/UNICAMP - Si38a

Dono: fe_nb
Criado: 19-08-2009 13:42
Visitas: 2854
Downloads: 2891

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Silva, Luís Carlos Maldonado da_TCC.pdfDocumento PDF132 Kb(134812 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download