Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A alfabetização através de palavras geradoras
Autor(es): Paula Janaína de Moraes
Palavras-chave [PT]:

Alfabetização, Letramento, Palavra geradora
Área de concentração: Coordenação de Pedagogia
Titulação: Licenciado em Pedagogia
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo a observação e a análise dos impactos de um programa de alfabetização numa primeira série do ensino fundamental. Para tanto, elaboramos o programa baseado numa proposta já realizada a partir de palavras geradoras, segundo seu precursor, Paulo Freire. O projeto de alfabetização foi realizado durante o ano letivo de 2008. A autora da presente pesquisa era a professora da turma em que foi realizado o trabalho. O que defendemos nesta pesquisa é a importância de um método sistematizado, já que, após a ênfase dada à teoria construtivista a partir da década de 1980, o método para alfabetização ficou marginalizado, sendo muitas vezes pareado com as cartilhas, assim, passou a ser evitado por alfabetizadores após a chegada da teoria no Brasil, a partir de estudos de Ferreiro e Teberosky (1985). Com a proposta de alfabetização a partir de palavras geradoras, pudemos resgatar a questão do método, tendo ênfase a sistematização dos conteúdos trabalhados sem, no entanto, retrocedermos às cartilhas, já que o trabalho com as palavras geradoras possibilita múltiplas oportunidades, pois são extraídas do cotidiano do alfabetizando, o que dá sentido ao que está sendo estudado. As palavras geradoras trazem consigo temas que possibilitam o desenvolvimento da consciência crítica, como denominou Paulo Freire. Os temas abordados fazem parte do cotidiano dos alfabetizandos e, além disso, as palavras remetem aos conteúdos de alfabetização que devem ser trabalhados. Essas palavras são divididas em sílabas e, posteriormente, tornam-se novas palavras, ampliando o vocabulário dos sujeitos. As palavras geradoras têm relação direta com o universo dos alfabetizandos, o que proporciona práticas sociais de escrita. A presente pesquisa envolveu práticas de letramento que são intrinsecamente ligadas às práticas de alfabetização, pois, a partir de práticas sociais de escrita e de leitura, o sujeito percebe a função que estas representam.
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, UNICAMP, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite.
Código: 000036737
Informações adicionais:
TCC/UNICAMP - M791a

Dono: fe_nb
Criado: 17-08-2009 15:02
Visitas: 7226
Downloads: 3776

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Moraes, Paula Janaína de_TCC.pdfDocumento PDF190 Kb(194594 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download