Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Ensino de filosofia para crianças surdas: novas possibilidades ou respeito às diferenças?
Autor(es): Alessandra do Carmo Fonseca
Palavras-chave [PT]:

Filosofia, Língua de Sinais, Educação Infantil
Área de concentração: Coordenação de Pedagogia
Titulação: Licenciado em Pedagogia
Resumo:
Resumo: Este trabalho se propõe a discutir aspectos teóricos do ensino de filosofia para crianças surdas usuárias da língua de sinais, com o objetivo de proporcionar a elas o pensar por si mesmas. Segundo Cunha (2002), é na educação infantil que as crianças se nutrem dos primeiros conhecimentos de vida e tomam parte de um universo simbólico, composto por significados, opiniões e valores. A comunidade surda teve a regulamentação da sua língua em âmbito nacional por meio do projeto de Lei n.10.436/2002, entretanto a regulamentação da LIBRAS por si só não garante uma educação de qualidade e nem alterações no processo de ensino/aprendizagem considerando a sua diferença lingüística. Nesse sentido, a proposta de educação bilíngüe para surdos (língua de sinais e português escrito e/ou oral) pode permitir o acesso efetivo da criança surda aos conteúdos escolares, inclusive ao ensino de filosofia. Para Guattari e Deleuze (1992), a filosofia é uma atividade do pensamento que consiste em criar conceitos e, neste sentido, é um ato de pensamento. O ensino de filosofia, tendo em vista possibilitar o desenvolvimento das competências críticoreflexivas nas crianças surdas, contribui dessa forma para que ela possa por si mesma elaborar uma visão de sociedade/mundo a partir da sua língua.
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como exigência para a conclusão da graduação em Pedagogia, sob a orientação dos Profs. Sílvio Gallo (FE) e Andréa Rosa (CEPRE).
Código: 000036719

Dono: fe_nb
Criado: 14-08-2009 12:51
Visitas: 867
Downloads: 1488

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Fonseca_AlessandradoCarmo_TCC.pdfDocumento PDF251 Kb(256698 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download