Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A mediação da família na constituição do leitor
Autor(es): Juliana Simões Zink de Souza
Palavras-chave [PT]:

Leitura, Família, Leitores, Afetividade.
Área de concentração: Coordenação de Pedagogia
Titulação: Licenciado em Pegagogia
Banca:
Sérgio Antônio da Silva Leite [Orientador]
Ezequiel Theodoro da Silva
Resumo:
Resumo: O presente estudo observou e analisou situações de mediação, ocorridas no ambiente familiar, que envolvessem o sujeito e a leitura. Buscou-se compreender o papel da família durante tais experiências, e qual a contribuição que a mesma pode propiciar ao processo de constituição do sujeito leitor. Foram selecionados quatro sujeitos, estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares, que já se constituíam enquanto leitores autônomos – possuíam o hábito da leitura instalado e o faziam por iniciativa própria, entendendo-a como um momento que gera prazer. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou, para a coleta dos dados, entrevistas gravadas e, posteriormente transcritas. Coletou-se quatro diferentes histórias de vida, focadas principalmente no período da infância. Nos relatos, há a descrição de situações de leitura vividas no ambiente familiar e suas respectivas significações elaborada pelos próprios sujeitos ao interpretarem tais experiências.O estudo tomou como base, a abordagem histórico-cultural, se apoiando principalmente nas idéias de VYGOTSKY e WALLON, os quais, consideram o ser humano constituído por diferentes dimensões – cognitivas, motoras e afetivas – associadas entre si e ativas durante toda a vida do indivíduo. Consideram também que o processo de formação do indivíduo, enquanto ser social, se dá através da interação com o “outro”, em situações de mediação, que coloquem o sujeito em contato com os objetos culturais.Neste sentido, o presente estudo buscou entender de que forma a família participa do processo de constituição do leitor, atuando como o “outro”, que organiza situações que coloquem o sujeito em contato com o universo da leitura, contribuindo para que se estabeleça um vínculo de sucesso entre ambos. Entende-se que as situações de mediação são marcadas afetivamente, e, portanto, a qualidade das mesmas será um aspecto fundamental à natureza da relação que irá se estabelecer entre o sujeito e a leitura.
Data de Defesa: 2006
Descrição:
Monografia apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite, para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.
Código: 000021311
Informações adicionais:
CDD - 372.41 (19.ed. CDD)

Dono: admin
Criado: 22-05-2007 12:48
Visitas: 3068
Downloads: 3945

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Souza_JulianaSimõesZinkde_TCC.pdfDocumento PDF292 Kb(299315 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download